domingo, 30 de janeiro de 2011

Quando o Brinquedinho Enguiça

Certa vez, um amigo, pai de dois filhos, ao descrever um ataque nervoso de um deles, soltou a seguinte frase: "O brinquedinho deu defeito". Nunca tinha ouvido essa expressão e adorei! Parece que é exatamente isso que acontece com a Juju (e com toda criança, com certeza) de vez em quando. Ela simplesmente enguiça!

Ultimamente, os defeitos têm acontecido com mais frequência porque estamos tentando torná-la mais independente. Juju é preguiçosa e ainda quer ajuda na hora do banho, das refeições e em outras situações em que poderia perfeitamente se virar sozinha. Então quando dizemos que não vamos ajudá-la ela faz manha e, às vezes, pira. A novidade agora é ela mandar, sem dó nem piedade um "Vocês me odeiam"! Aí me pergunto de onde ela tirou isso e me dá até uma vontade de rir, mas me seguro e explico pra ela que só estamos fazendo aquilo pro bem dela, que ela vai até gostar de fazer as coisas sem precisar de ninguém, e todas aquelas coisas que a gente fala nessas horas. Ainda assim, muitas vezes ela continua chorando, gritando e confrontando a gente. E só se acalma depois de muita conversa e, em último caso, ameaças de castigos. Quase sempre ficamos só na ameaça, mas quando nem isso adianta o castigo acaba acontecendo mesmo.

Essa é uma fase difícil, mas acho que lá na frente veremos o quanto foi importante insistirmos nesses ensinamentos. Às vezes temos que ser mais duros do que gostaríamos, mas a verdade é que a vida nunca vai ser só moleza, então quanto mais cedo ela aprender a ser independente, melhor pra ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário